CEA

Companhia de Eletricidade do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

GOVERNO ANUNCIA RETOMADA DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS NO AMAPÁ

Por: Portal Governo do Amapá - 10/03/2017 - 15:12

Governador Waldez Góes durante reunião com o ministro Fernando Coelho Filho, para tratar da retomada das obras do Luz para Todos


O governador do Amapá, Waldez Góes, e o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, acertaram na quarta-feira, 8, a retomada do Programa Luz para Todos no estado. São mais de 11.700 famílias de assentados, indígenas e ribeirinhos que serão beneficiadas. Os trabalhos, que a partir de agora serão tocados pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), devem ter início ainda no primeiro semestre deste ano.

Os investimentos serão de aproximadamente R$ 150 milhões, sendo 90% do governo federal e 10% de contrapartida da CEA, como executora do programa. Essa contrapartida vai sair dos cofres do estado, conforme compromisso assumido pelo governador Waldez Góes, que quer o projeto sendo executado o mais rápido possível.

O Programa Luz para Todos, lançado em 2003 pelo governo federal, começou a ser executado no Amapá em 2007 pela Eletronorte, sendo que até 2010 apenas 2.450 unidades consumidoras haviam sido ligadas. Em 2011, a Eletronorte começou a segunda etapa do programa, sendo que até 2015, quando o projeto foi suspenso definitivamente, 7.175 famílias haviam sido beneficiadas, ficando um passivo de 11.730 famílias, que, ainda hoje, sofrem sem energia de qualidade. A pedido do governador, o ministro Fernando Filho virá ao Amapá em abril para assinar o contrato com a CEA.

Na conversa com o ministro, Góes destacou a parceria e o trabalho em equipe feito pelos técnicos de governo e a nova Diretoria Executiva da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), indicada pelo Ministério de Minas e Energia. Soma de esforços, que visam a recuperação da companhia e a prestação de serviços de qualidade para os amapaenses. “Além de qualidade de vida, energia representa oportunidade real para o desenvolvimento econômico para o Estado”, destacou o governador, se referindo à visita o ministro Fernando Filho ao Amapá, e o esforço da bancada federal, no encontro, representada pelo deputado Vinicius Gurgel (PP).

Mais energia

O governador Waldez Góes se antecipou no sentido de garantir energia elétrica de qualidade para comunidades com um alto índice populacional. Em janeiro passado ele visitou os distritos de Carnot, Lourenço, Maracá e Água Branca do Cajari, onde anunciou a interligação dessas localidades Sistema Nacional de Energia.

Com licitação já em andamento, a obra vai custar aproximadamente R$ 30 milhões aos cofres do Estado e vai ser executada pela CEA. Esses distritos possuem uma população de cerca de 10 mil moradores que, a partir da interligação, vão contar com energia 24 horas. Atualmente são 12 horas.

A expectativa é que até junho deste ano sejam iniciados os trabalhos de interligação destas comunidades ao Sistema Nacional de Energia.


CEA-Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030
Tel: (96) 3212-1300 E-mail: cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá