CEA

Companhia de Eletricidade do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

NOTA PÚBLICA - ENCARGO DA USINA ANGRA 3

Por: Naide Carvalho - 08/04/2017 - 11:25

Foto/ Reprodução/ Divulgação / Eletronuclear - Divulgação

Foto: Sem Autor

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia 28 de março o processo extraordinário de ajuste nas tarifas de 90 distribuidoras do país. O reajuste negativo visa compensar aos consumidores por valores pagos referentes a encargos da usina de Angra III. No Amapá, a redução será de 6,27% somente no mês de abril e o impacto no faturamento da CEA será na ordem de 2,5 milhões.

A cobrança foi repassada aos consumidores de todo o País, na data de reajuste tarifário de cada distribuidora, por isso as reduções variam entre os Estados. Para CEA, por exemplo, a Aneel reajustou a tarifa no mês de novembro de 2016 e portando os amapaenses receberão como forma de desconto, o montante dos o encargo de Angra III, pagos entre os meses novembro de 2016 e março de 2017.

Como será a devolução

O procedimento de devolução dos recursos terá duas etapas:

Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário da CEA, a tarifa apenas deixará de incluir o Encargo de Angra 3. A tarifa revisada representa um ajuste de 1,24%. Com o ajuste, no Amapá até o próximo reajuste tarifário, o custo por M/W/h passará de R$ 397,09 para R$ 392,17.

Na fatura referente ao mês de abril estará informando o valor devolvido a cada consumidor. O gráfico demonstra o ajuste tarifário determinado pela Aneel para CEA.



Angra III

Pelo contrato de concessão, a usina de Angra III deveria estar pronta e começar a gerar energia a partir de janeiro de 2016. Mas a usina não entrará em operação antes de 2021. Segundo o diretor da Aneel, André Pepitone, o episódio "Foi um erro, mas não houve má fé", o executivo garantiu que a agência tornará o sistema mais seguro para evitar novos problemas.

 


 Arquivos vinculados

CEA-Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030
Tel: (96) 3212-1300 E-mail: cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá