CEA

Companhia de Eletricidade do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

AÇÃO DO GOVERNO DO AMAPÁ CONTRA A BR DISTRIBUIDORA SERÁ JULGADA NO STJ

Por: Naide Carvalho - 21/04/2017 - 11:28

Foto: Fabiola Gomes

O Governo do Amapá exige o pagamento de R$ 310 milhões em ICMS referente à venda de óleo diesel para a Eletronorte.

A BR Distribuidora foi condenada em primeira e segunda instâncias a pagar, ao Amapá, os valores referentes ao ICMS sobre o combustível comprado pela Eletronorte entre 2003 e 2005 para geração de energia. A ação do governo estadual tem como base o convênio assinado em 1999, que permite a cobrança do ICMS de contribuinte na condição de substituto tributário.

A execução fiscal da dívida, após duas condenações da BR, foi suspensa pelo STJ, até que um recurso seja julgado. A decisão evitou a penhora imediata de bens da empresa, que alega que os valores devem ser cobrados da Eletronorte.

O processo foi interrompido, pois o Ministro Sérgio Kukina pediu vistas. Esta semana, a maioria dos ministros da Primeira Turma do STJ decidiu que o mérito do pedido deve ser analisado pelo colegiado.

O Amapá deixou de ser um sistema isolado em 2015, quando foram finalizadas as obras para a conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, apenas o município de Oiapoque continua utilizando combustível para geração de energia elétrica.


CEA-Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030
Tel: (96) 3212-1300 E-mail: cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá