CEA

Companhia de Eletricidade do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

CEA REFORÇA DICAS PARA REDUZIR CUSTOS COM A CONTA DE LUZ

Por: Sem Autor - 01/08/2017 - 12:13

Foto: Sem Autor

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha patamar 1. Na prática, significa que para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos haverá um acréscimo de R$ 3,00 na conta de energia.

O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições para geração de eletricidade. Neste mês de agosto a bandeira tarifária é vermelha em decorrência do maior acionamento das usinas termoelétricas.

Com o retorno da bandeira vermelha, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) reforça as dicas para evitar o desperdício de energia elétrica e reduzir o impacto da bandeira vermelha na conta de luz:

1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e consequente redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2-  Estude o manual do equipamentos elétricos
Para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia é importante conhecer as instruções de uso dos equipamentos elétricos. Os manuais indicam, por exemplo, o tipo de tomada a ser usada entre outras boas práticas para uso eficiente de energia elétrica.

3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras. 

5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento à distância. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício. 

6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. 

7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho. 

8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus. 

9- Mantenha as instalações em perfeito estado
Providencie a substituição de fios, tomadas e interruptores danificados. Fios mal emendados ou desencapados aumentam o custo da conta de luz e o risco de curto-circuito. Previna-se realizando a revisão periódica na instalação elétrica de sua residência. Atenção não faça nenhum reparo, por menor que seja. Chame um profissional qualificado.

Saiba mais
 
O Amapá compõe o SIN - Sistema Interligado Nacional- desde 2015 e, segue as determinações da Aneel, órgão regulador do setor elétrico. O SIN é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas.
O Sistema Interligado Nacional é responsável pela produção e transmissão de energia elétrica no Brasil e, integra as diferentes fontes de produção de energia garantindo o suprimento do mercado consumidor.

 


CEA-Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030
Tel: (96) 3212-1300 E-mail: cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá